Papa pede o fim do fundamentalismo a judeus, cristãos e muçulmanos

not

Papa Bento XVI acena ao público ao lado do presidente libanês Michel Suleiman em Beirute nesta sexta-feira (14) (Foto: AP)

O Papa Bento XVI pediu a judeus, cristãos e muçulmanos para “erradicar o fundamentalismo religioso”, considerado por ele como uma ameaça “mortal”, no momento em que a região é sacudida por manifestações, por vezes violentas, contra um filme anti-islã.

Bento XVI faz visita de três dias no Líbano.

Na Exortação Apostólica – conjunto de diretrizes para os bispos do Oriente Médio – assinado por ele sexta-feira (14) na Catedral de São Paulo, em Harissa, primeira etapa de sua viagem ao Líbano, Bento XVI afirma que este fundamentalismo “atinge todas as comunidades religiosas e rejeita o ‘viver junto’ secular” que caracteriza países como o Líbano.

O fundamentalismo “quer tomar o poder, às vezes com violência, sobre a consciência de cada um e sobre a religião por razões políticas”, afirmou o papa, sem apontar o dedo unicamente para o extremismo islâmico.

“Eu faço um apelo urgente a todos os líderes religiosos judeus, cristãos e muçulmanos da região, que procurem (…) fazer todo o esforço para erradicar esta ameaça que afeta indiscriminadamente e fatalmente os fiéis de todas as religiões”, escreveu.

“Usar palavras sagradas, as Escrituras santas ou o nome de Deus, para justificar os nossos interesses, nossas políticas, ou nossa violência, é um crime muito grave”, acrescentou.

Segundo o papa, “as incertezas econômicas e políticas, a capacidade de manipulação de alguns e uma compreensão deficiente da religião entre outras coisas, são o leito do fundamentalismo religioso”.

Agência de Notícia: Globo.com

Anúncios

faça já seu COMENTÁRIO!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s