Turismo movimentou R$ 274 milhões durante Rio+20, diz prefeitura

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez balanço da Rio+20 neste domingo (24) (Foto: Beth Santos/Divulgação PCRJ)

O turismo na cidade movimentou R$ 274 milhões durante os 10 dias da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O número foi divulgado neste domingo (24) pelo prefeito doRio de Janeiro, Eduardo Paes, que dois dias após o fim do evento, apresentou um balanço do legado que a conferência deixou para o município.

Segundo o secretário de Turismo, Pedro Guimarães, o Rio recebeu cerca de 110 mil turistas, um aumento de 50% em relação à previsão inicial. De acordo com as estatísticas da prefeitura, cerca de 45 mil pessoas estiveram no Riocentro, onde aconteceu o encontro dos chefes de Estado, e mais de 1 milhão de pessoas participaram dos eventos paralelos à Rio+20, principalmente da Cúpula dos Povos, que teve um público de 300 mil pessoas, e do Projeto Humanidade 2012, no Forte de Copacabana, ambos na Zona Sul da cidade.

Durante o período da Rio+20, os hotéis da cidade chegaram a uma taxa de ocupação de 95%, sendo que os albergues atingiram a ocupação total de leitos. Pela primeira vez, a hospedagem domiciliar entrou nas estatísticas da prefeitura, através do programa Hospeda Rio, no qual são alugados quartos de residências.

A expectativa da Prefeitura é repetir o modelo de hospedagem domiciliar para os próximos grandes eventos que acontecerão no Rio, como a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Apesar da ocupação quase total dos hotéis, Paes ressaltou que o modelo de licitação que definiu a agência de viagens oficial da Rio+20 precisa ser aprimorado. A escolha foi feita pelo Itamaraty. Em maio, a agência Terramar foi obrigada a devolver mais da metade das 20 mil vagas de hotéis no Rio para o evento. A empresa foi acusada de cobrar 30% a mais nas diárias, ao invés dos 10% de comissão.

“Todos nós chegamos a conclusão que o modelo de licitação feito pelo Itamaraty precisa ser aprimorado”, declarou o prefeito.

Anúncios

faça já seu COMENTÁRIO!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s