Países aprovam texto da Rio+20 em plenária informal

Rascunho enviado às delegações na Rio+20 nesta terça (19) (Foto: Reprodução)

Em plenária informal no Riocentro, a maioria dos países participantes da Rio+20 aprovaram o texto que será levado aos chefes de Estado, informou o porta-voz do secretariado da ONU na conferência, Nikhil Chandavarkar.

“Os países estão revelando suas posições, grandes grupos [de países] já aprovaram o documento como está, como Estados Unidos, União Europeia e o G77+China. (…) Ao aceitar o documento, o país tem o direito de dizer em que ponto ele ficou decepcionado (…) Todo mundo está infeliz, mas isso é um bom sinal”, disse Chandavarkar.

Após a reunião, o secretário-geral da ONU para a Rio+20, Sha Zukang, conversou com uma rede de notícias a respeito da decisão. “Estou extremamente satisfeito. Todos concordaram. É um consenso.”

O texto votado pela plenária é diferente do que o que o Brasil apresentou às delegações ás 7h30 da manhã. Um novo texto, ao qual o G1, portal de notícias da Globo, obteve acesso com exclusividade, foi apresentado às 12h30, com a reunião já iniciada, com poucas palavras alteradas.

Segundo o porta-voz da ONU, o texto liberado não sofreu alterações na plenária. Ele citou que o bloco europeu e os países africanos ficaram insatisfeitos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente não ter virada uma agência, mas citou que o texto “fala de fortalecimento”.

Os Estados Unidos também teceram comentários críticos em alguns pontos, disse o porta-voz, sem revelar detalhes.

Os tópicos sobre finanças (meios de implementação) e oceanos também foram aprovados “exatamente como está o texto”, disse Chandavarkar. “Foi expressado um consenso. Há um acordo”, complementa.

O ministro da Relações Exteriores Antonio Patriota comanda a votação, que tem também a presença do secretário-geral da ONU para a Rio+20, Sha Zukang, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e dos embaixadores André Corrêa do Lago e Luiz Alberto Figueiredo.

O encontro aconteceu no Riocentro em uma sala lotada, com diversos diplomatas acompanhando em pé a votação. De acordo com o comitê de organização da Rio+20, 850 delegados assistem à sessão.

Anúncios

faça já seu COMENTÁRIO!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s