Bahia é o estado com mais desembarques internacionais em aeroportos no Nordeste

f473b8e8a8d76c660066c8a1eb70fec5.jpg

Turistas são recepcionados no Aeroporto Internacional de Salvador

A Bahia foi o terceiro principal destino aéreo do Brasil em 2011, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Firmou-se, portanto, como o que mais recebe turistas do exterior via aeroportos entre os nove estados do Nordeste. A informação, ótima para a imagem do turismo baiano, integra o levantamento do Ministério do Turismo sobre viagens de estrangeiros ao país em 2011, divulgado na última semana.

A pesquisa, que compara os dados do ano passado com os de 2010, disponibiliza números sobre a chegada de turistas ao Brasil pelas vias marítima, terrestre e fluvial, de acordo com cada unidade da Federação. As fontes utilizadas para produzir o levantamento foram o próprio Ministério do Turismo e o Departamento de Polícia Federal (PF). Os números ajudam a entender o complexo mapa do turismo internacional do país, que recebeu ao todo 5.433.354 estrangeiros em 2011. No ano anterior, 5.161.379 turistas visitaram o país.

De acordo com a listagem, a Bahia registrou 161.083 desembarques do exterior em 2011 em seus aeroportos. O número é 8% maior que a soma do segundo (Ceará, com 84.610) e do terceiro (Pernambuco, com 63.352) estados nordestinos no ranking, pela mesma via de acesso. Os desembarques baianos representaram 4,2% de todas as operações do segmento. Em comparação com o ano anterior, o Estado recebeu 653 estrangeiros a mais no ano passado, um aumento quase irrelevante, de apenas 0,4%.

NÚMEROS GERAIS – Levando em conta os números gerais, nos quais são reunidos também os dados das outras vias de acesso, a Bahia recebeu 166.278 pessoas de fora do país em 2011, enquanto em 2010 havia registrado a chegada de 165.966 turistas estrangeiros. Um acréscimo ainda mais irrisório, de 312 viajantes ou 0,1%. Como o Estado não faz fronteira com outro país, apenas as viagens pelo mar contaram para aumentar os números. Com relação ao ano anterior, no entanto, houve uma queda significativa neste quesito, de 5.536 para 5.195, redução de 6,1%.


Foto: Divulgação / Tatiana Azeviche / Secretaria de Turismo da Bahia

Se na lista que considera apenas as chegadas aos aeroportos a Bahia foi terceiro lugar nacional, quando levam-se em conta todas as vias de acesso o Estado cai para a sexta colocação, perdendo posições os três estados do Sul do Brasil: Paraná (750.008), Rio Grande do Sul (724.879) e Santa Catarina (179.303).

O comportamento pode ser explicado pelo fato de os três serem vizinhos de países sul-americanos como Uruguai, Paraguai e Argentina. O número de turistas estrangeiros que chegaram à região Sul por via terrestre em 2011 representou 82% do total de chegadas (contabilizando também as vias aérea, marítima e fluvial).

VIZINHOS – E não é apenas no Sul do Brasil que a entrada de sul-americanos é importante para o turismo. “Hoje, a Argentina representa um terço de todos os turistas que vêm ao Brasil. O país vizinho se tornou o principal emissor, superando os Estados Unidos e países da Europa, como França, Alemanha, Portugal e Espanha”, destacou o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, em pronunciamento divulgado pela Secretaria de Comunicação da Bahia. Por esta razão, segundo ele, a estratégia do governo estadual é a de ampliar a promoção do destino no mercado sul-americano. 

Justamente por isso, empresários portenhos – como são chamados os que nascem na Argentina – serão convidados especiais do I Salão Baiano de Turismo, que acontecerá entre os dias 17 e 19 deste mês, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. De acordo com informações da Diretoria de Relações Internacionais da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), 68 participantes do Comitê Visite Brasil, que reúne agentes e operadores argentinos, confirmaram presença no evento.

Gustavo Maia Do NE10/Bahia

Anúncios

faça já seu COMENTÁRIO!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s