Hollande vence eleição francesa no 1º turno (estimativas)

8e594b36d1a26d83ec5cc28469db52e1.jpg

O socialista François Hollande conquistou hoje (22) o primeiro turno da eleição presidencial na França, marcado pela índice surpreendente de votos conquistados pela candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, em torno de 20% dos votos, segundo as pesquisas.

Hollande teria entre 28 e 29,3% dos votos e Nicolas Sarkozy, de 25,5 e 27%. Os dois vão se enfrentar no dia 6 de maio no segundo turno.

Nicolas Sarkozy (25,5% e 27%) perde a aposta de levar o primeiro turno para estabelecer uma nova dinâmica para o segundo.

A candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, chega em terceiro lugar, com surpreendentes 20% dos votos, segundo as estimativas, seguida pelo representante da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (10,8 e 11,7%) e o centrista François Bayrou (menos de 10%).

O comparecimento dos franceses às urnas ficou acima do esperado, num primeiro turno dominado pela crise econômica. A taxa de participação chegou a mais de 80%, segundo estimativas dos institutos de pesquisa, uma taxa muito elevada, apesar de menor que em 2007 (83,77%).

Essas cifras dissipam a preocupação com uma grande abstenção, expressada durante uma campanha que pouco apaixonou os franceses, que não viam no pleito soluções para suas dificuldades.

Em duas semanas, os eleitores vão escolher quem será o presidente nos próximos cinco anos de uma das principais economias mundiais, potência nuclear e membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, com um poder pessoal como poucos no mundo democrático.

Anúncios

faça já seu COMENTÁRIO!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s