Em SP, pioneiro da internet usa palmas da plateia para explicar a rede

Um dos pioneiros da internet, Andreu Veà abriu a programação do palco principal da Campus Party, nesta terça-feira (7), para falar sobre o início da rede. Veà é presidente da Internet Society e ajudou a lançar e estabelecer empresas no Vale do Silício, na Califórnia.

“Como imaginar a internet? A internet é uma inteligência distribuída”, explicou, no evento em São Paulo. Ele, então, pediu para a plateia no Anhembi se levantar e bater palmas durante 7 segundos. “Foram 7 segundos sincronizados. Você escuta o vizinho, vê o momento em que ele está batendo, e tenta acompanhá-lo para sincronizar a batida com a dele. Isso forma um conjunto harmônico. É um exemplo de inteligência distribuída, e é assim que funciona a internet.”

andreu veà campus party (Foto: Flavia de Quadros/indicefoto.com)

Andreu Veà na Campus Party 2012 (Foto: Flavia de Quadros/indicefoto.com)

Origem da internet
Veà também desmentiu uma das versões que existem sobre o surgimento da rede. “[Dizem que] a internet surgiu na Guerra Fria, nos anos 1960, como uma forma de os Estados Unidos protegerem informações de bombas atômicas da União Soviética. Isso é um mito. Essa não é a origem da internet. Há livros e artigos que falam sobre isso, mas é mentira”, afirmou.

Segundo ele, um dos princípios da internet aconteceu em 1970, com as redes proprietárias, que eram grandes ilhas de computadores de empresas como a IBM. “A motivação, na época, era poder conectar todos esses sistemas para compartilhar recursos”.

Para escrever seus livros e artigos, Veà faz entrevistas com personagens importantes para o início da rede. “Vocês devem pesquisar sobre Bob Taylor, que inventou a impressora a laser”. Segundo Veà, ele criou uma das primeiras conexões entre computadores para que as máquinas pudessem imprimir. Ele também destacou Doug Engelbart, que inventou o mouse de computador em 1968.

Serviço
O que é? Campus Party Brasil 2012
Onde? Anhembi Parque – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo
Quando? De 6 a 12 de fevereiro de 2012
Quanto? As vagas para participar do evento e acampar estão esgotadas. Entrada para o pavilhão de exposições é gratuita.

mapa campus party (Foto: Arte G1)

Anúncios

faça já seu COMENTÁRIO!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s